Os avanços da medicina estética e da cosmética no Brasil são estrondosos. Esses recursos estão cada vez mais acessíveis e disponíveis a todos.
Por meio de cuidados orientados e realizados por especialistas, é possível retardar o envelhecimento e melhorar a autoestima através de intervenções específicas e personalizadas a cada tipo de pele, cabelos e composição corporal. Entretanto é interessante analisar criticamente o padrão de beleza que a mídia impõe.
Cada um pode e deve ser bonito e saudável com a idade que tem, independente da idade cronológica, mas com sua verdadeira idade biológica.
A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar positivamente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física moderada, alimentação balanceada, vida social saudável, relacionamentos prazerosos e gratificantes.
De nada adianta uma lipoescultura, uma plástica ou um tratamento estético corporal ou facial, sem a intervenção conjunta e simultânea em cada área que interfere na saúde, na estética e na qualidade de vida do ser humano: saúde física, emocional, espiritual, social e mental.
Não há dúvidas de que a alimentação exerce papel importante na estética facial e corporal. Determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento. Veja a seguir algumas escolhas alimentares que devem fazer parte do seu dia a dia.
Pele negra como cuidar dela!
Como é a pele negra? Ela é diferente das outras peles em que aspectos?
A pele negra é a que tem mais resistência ao sol, pois sua quantidade de melanina (pigmento que dá a cor da pele) é maior do que das outras peles. Ela também tem uma quantidade maior de glândulas sebáceas, levando, portanto, a sua característica mais marcante, que é a de ser oleosa.
Quais os problemas estéticos mais comuns da pele negra?
A pele oleosa leva ao aparecimento de mais acne do que na pele seca ou normal. Outra intercorrência são manchas na pele. Por suas características especiais, a pele negra também é mais propensa ao aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas (que, clinicamente, parecem a mesma coisa).
Há maior frequência de acne na pele negra do que na pele branca?
Sim. Se contarmos do ponto de vista estatístico, acne é mais comum em pessoas de pele negra do que em pessoas de pele branca.
Quais são as causas das manchas em peles negras? Como evitá-las?
Como o melanócito (célula que produz melanina) é mais producente em pessoas de pele negra, ele é mais propício a ter alterações internas que levam ao aparecimento de manchas mais escuras, em áreas mais expostas ao sol, como face (fronte e maçãs do rosto) e braços.
A pele negra deve ter cuidados especiais?
Sim. O importante é usar produtos para pele oleosa e não esquecer a proteção solar, que deve ser feita com produtos em forma de gel ou de spray.
Como deve ser a rotina de limpeza da pele negra?
Com um agente limpante, que pode ser um sabonete líquido ou uma loção adstringente, devem, após a lavagem com água fria, ser retiradas as impurezas do dia a dia.
Que ingredientes os cremes para a pele negra devem ter?
Os cremes devem ser leves, isto é, não podem ser muito concentrados e, de preferência, a forma cosmética deve ser gel, loção ou loção cremosa e não creme propriamente, pois, em se tratando de pele oleosa, o creme não é o mais indicado. Com relação aos princípios ativos, devemos sempre lembrar que, apesar de oleosa, a pele pode estar desidratada, o que faz com que tenhamos sempre que lembrar do agente hidratante, do protetor solar e, quando necessário, do estimulador de produção de colágeno e elastina.
Quem tem pele negra tem menos chances de ter câncer de pele? É necessário passar protetor solar? Que fator?
Uma pessoa de pele totalmente negra tem fator de proteção solar natural equivalente ao número 4, portanto deve utilizar, sim, um protetor solar normalmente, entre 15 e 30.
Há produtos não recomendados para quem tem pele negra?
Produtos oleosos e comedogênicos (que produzam comedões=cravos) devem ser evitados.
E a maquiagem? Há dicas para não errar na maquiagem da pele negra?
Produtos para maquiagem devem seguir as recomendações anteriores, isto é, não podem ser comedogênicos e devem ser leves para não causar obstrução dos poros.