Regras básicas de maquiagem – Para acertar na escolha das cores basta respeitar as próprias características, como tom de pele, cor dos olhos e do cabelo e, claro, o estilo de cada mulher. Para estar em dia com a moda também é fundamental obedecer ao relógio na hora de se maquiar. Por exemplo, cores mais fortes e acentuadas devem ser usadas somente à noite. Seja durante o dia ou à noite a maquiagem deve realçar os olhos e a boca, suavizando os traços e atribuindo à pele um ar de saúde. "É como maquiar sem pintar", explica Nunes. "As sombras devem acender o brilho dos olhos e despertar as mil faces de cada mulher - romântica, crítica, fatal, executiva e exótica."
Dicas – Mas, algumas dicas podem ser usadas em qualquer situação. Por exemplo, o rímel transparente pode substituir o rímel preto, obtendo o mesmo realce para os cílios e sem deixar a maquiagem carregada. Sombras esfumaçadas em tons próximos ao da pele ou com cores suaves são as mais indicadas para o dia. Cores diferentes, como o azul, rosa, marrom, preto e dourado só podem ser usadas à noite e em eventos que permitam esse efeito. Já os lábios devem ganhar um pouco de cor e, por cima, brilho. De noite, os lábios podem ser melhores desenhados, com contornos acentuados e cores fortes. Para as maçãs da face, o cabeleireiro indica apenas uma leve pincelada com um tom que pode ir do rosado ao marrom-claro.
Respeite seu estilo – Por existirem mulheres de todas as raças e miscigenações no Brasil, é a mistura de tons que faz a moda. "A maquiagem tem de realçar a beleza natural da mulher e não pintar sobre ela, modificando as expressões e a personalidade de cada uma", afirma. Para a pele morena, negra ou mulata, por exemplo, deve-se iluminar os olhos com a mistura de tons bege-médio com uva ou cobre-opaco com rosa-salmão. Nos lábios apenas gloss.
A VERSATILIDADE DOS CABELOS CURTOS - É inegável que os contrastes estão cada vez mais presentes, especialmente quando se fala em cabelo. Adaptado ao gosto e ao estilo da mulher moderna, o cabelo da estação tem de ser prático. Arrematando os cortes versáteis, entre eles o curto e o chanel, tão chiques e casuais. E o desfiado que dá volume e movimento. Quanto mais desalinhado, mais moderno. Seja para o dia ou para a noite, o cabelo curto pode ganhar diferentes estilos, conforme a roupa e o horário. Versões com presilhas, gel, escovados, ao natural, acessórios modernos, arrepiados e presos num look fashion são apenas algumas das possibilidades para os curtinhos. Quanto às cores, os curtos pedem raízes mais escuras com meio e pontas claras. Além do importante destaque de tom sobre tom, seja para o marrom, vermelho, cobre ou loiro. Também está em alta o look natural, com mechas mais finas e discretas. Confira algumas sugestões de penteados práticos e modernos:
1) Cabelos divididos ao lado podem ficar mais bonitos com a ajuda de uma pomada na franja, para domar os fios rebeldes
2) Penteá-lo todo para trás e fazer um topetinho na franja com spray ou gel
3) Passar o gel em todo o cabelo e puxá-lo para trás
4) O processo inverso também é interessante, puxando todo o cabelo para frente, deixando os fios irregulares
5) Passar gel e escovar para trás, deixando um topete irregular
6) Ou simplesmente lavar e escovar deixando a franja na testa, bem comportadinho
7) Fazer uma risca irregular central e usar gel, se necessário, para baixar as mechas
8) Repartir na lateral e fazer uma boa escova pode deixar o maior volume da franja para o lado, com apenas alguns fios puxados para frente
9) Uma ótima e prática idéia é tirar da gaveta aquele lenço longo e retangular e amarrá-lo na cabeça, deixando
as pontas para frente. Lenços coloridos, com tamanhos e tecidos variados estão em alta. Além de fácil e bonito, deixa o visual em dia com a moda.